“Foram dois dias de imersão total em temas que vão mudar o país e o mercado de seguros nos próximos anos”. A avaliação é do presidente do Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP), Hélio Loreno, que representou o CVG de Minas na 5ª Conseguro, o mais importante evento do mercado segurador brasileiro que reuniu líderes e especialistas da indústria de seguros do Brasil e do exterior nos dias 8 e 9 de junho, em Brasília.
O dirigente do CSP-MG, que também é diretor executivo da Classic Seguros, elogiou a estrutura do evento. “A organização foi perfeita e o conteúdo sugerido bem atual e estratégico para ocrescimento do mercado segurador. O nível das palestras também superou nossas expectativas”.
Segundo Loreno, a escolha do tema da conferência – O consumidor do futuro – foi extremamente pertinente já que o Brasil vive o melhor momento demográfico de sua história, como ressaltou o estudioso José Eustáquio Diniz Alves, da Escola Nacional de Ciências Estatísticas, do IBGE, em palestra de abertura da Conseguro.
“O bônus demográfico aponta que hoje temos a maioria da população em fase produtiva, com capacidade de trabalhar e gerar riqueza para alavancar o desenvolvimento do país. É o momento mais oportuno para o crescimento e a consolidação do mercado de seguros”, destacou o presidente do CSP-MG.
Mas como a própria temática da conferência apontou é preciso pensar no consumidor de agora já antevendo quais serão as suas necessidades no futuro. Para Loreno, “isso deve ser feito avaliando-se os reflexos do bônus demográfico daqui para frente. As perspectivas para o país são muito boas, como demonstraram os palestrantes da conferência que foram unânimes ao afirmar que em 2025 o Brasil será a quarta maior potência do mundo”.
Sim, nós podemos – A palestra de encerramento da 5ª Conseguro foi feita pelo empresário Eike Batista. “Foi um momento bastante inspirador”, contou Hélio Loreno. O grupo comandado por Eike Batista, o EBX, levou-o a figurar como o oitavo homem mais rico do planeta, segundo a Revista Forbes.
“Eike nos empolgou ao contar sua história vitoriosa e nos surpreendeu revelando que começou a vida como vendedor de seguros. Parodiando Barack Obama, que usou a célebre frase, ‘Yes, wecan’ (‘Sim, nós podemos’), quando concorreu à presidência dos Estados Unidos, o empresário desafiou a plateia a também, como ele, perseguir seus objetivos e construir uma trajetória de sucesso”.